Muitas pessoas acham que se deve repetir afirmações positivas para melhorar a saúde, mas afirmações do tipo "Tudo está ficando cada vez melhor" não terão um efeito muito positivo, pois trata-se de uma sobreposição que não modifica a experiência subjacente.
Essas afirmações não atingem a base da experiência. Cobrir uma experiência desagradável com outra positiva pode esconder ainda mais a primeira.
Com a PNL, entretanto, transformamos diretamente a experiência negativa em algo positivo.
Às vezes, descobrir os objetivos positivos da experiência negativa facilita ainda mais o processo .
Quando fazemos esta transformação em algo mais positivo, ela funciona. Não há mais necessidade de repetir constantemente as afirmações positivas.
Além disso,a maioria das "afirmações" é muito genérica. Para que as sugestões se tornem úteis, precisam estar ligadas especificamente à nossa experiência, como nos exemplos a seguir:
"Sabendo que a leve sensação de formigamento que está sentindo faz parte do processo normal de cura, você se sentirá cada vez mais confortável e à vontade.
É um sinal de que seu corpo está levando adiante um processo que lhe permitirá ter uma saúde melhor".
"O inchaço e a palpitação significam que seu corpo está enviando sangue para o corte, levando consigo nutrientes curativos e eliminando o tecido afetado e os detritos, para que possa se curar mais rapidamente".
"A febre alta é a maneira q seu corpo tem de fazer os ajustes necessários para lutar contra a infecção e curar esta doença".
Muitas pessoas sentem os sintomas da doença e começam a se preocupar com conseqüências desastrosas, o que causa tensão muscular e todos os outros elementos do estresse.
Ao ligar os sintomas e sensações específicos a um objetivo positivo, a pessoa pode relaxar e dar o máximo de oportunidades para que a cura natural aconteça.
Qualquer auto-sugestão pode se adaptar às preferências pessoais.
Existem certas palavras às quais reagimos de forma positiva, e outras às quais reagimos com desagrado ou descrença.
As auto-sugestões podem ser modificadas cuidadosamente, para aumentar ao máximo o seu impacto positivo.
O tom de voz é ainda mais importante do que as palavras. Imaginemos a frase "Estou ficando mais saudável" dita num tom de voz alto e esganiçado, e observemos o impacto que ela tem!
Existe uma grande diferença entre uma afirmação e uma pergunta.
Quando você diz a si mesmo:
"Eu sou feliz","Eu sou feliz","Eu sou feliz", isso pode levá-lo a sentir-se feliz, se produzir bastante intensidade emocional, mudar sua fisiologia, e por conseguinte seu estado.
Mas, na realidade, você pode fazer afirmações durante o dia inteiro, sem conseguir mudar como se sente.
O que realmente mudará a maneira como se sente é perguntar:
"Com o que sou feliz agora?
Com o que poderia me sentir feliz, se quisesse?
Como isso me faria sentir?".
Se vc continuar a fazer perguntas assim, encontrará referências concretas, que o levarão a começar a focalizar as razões que existem de fato para que se sinta feliz. Terá certeza que é feliz. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário